Algumas notícias aparecem e podem preencher uma conversa entre amigos por longas horas. Com certeza, a queda na queda da taxa Selic, não é uma delas. Mas deveria!
Vamos explicar de forma bem direta e simples: taxa de juros Selic é a principal forma do Governo (mais correto dizer o Banco Central) tentar controlar a atividade econômica, principalmente a inflação.
Diante desta afirmação, por que essa taxa de juros é tão importante? Porque ela afeta diretamente a vida econômica do país e, portanto, a sua.
Parece muito complicado? Fique tranquilo, a informação aos poucos vai tornar tudo mais simples.
Por um lado, a taxa de juros que o Banco Central define a cada 45 dias (em média) é um indicador das taxas de juros que o Brasil pagará para quem empresta para ele. Desta forma, esta taxa acaba sendo parâmetro para as taxas de juros do crédito (empréstimo) entre os bancos, empresas e pessoas físicas. Portanto, todo o crédito brasileiro se baseia nesta taxa de juros e o crédito é uma das principais formas de crescimento de uma economia.
Simples: juros maiores, as empresas e pessoas físicas ficam menos animadas para comprar; juros menores, mais incentivo para consumir. Agora tenho certeza que está ficando claro que a queda dos juros é muito positivo para 2017. Para que cada um volte a sentir vontade de comprar e investir na sua empresa, na sua casa e na sua vida.